Resultado de imagem para george orwell jornalismo
Uma casa sem livros é como um corpo sem alma., Cícero

Resultado de imagem para jards macalé
Resultado de imagem para gif animated sports
Resultado de imagem para surrealismo vladimir kush SALVADOR DALI
Resultado de imagem para contracultura
Resultado de imagem para surrealismo salvador dali
Resultado de imagem para feliz ano velho livro
Resultado de imagem para THE END

Resultado de imagem para RATO GUITARRA

Resultado de imagem para gif animado livro aberto

Resultado de imagem para chaplinResultado de imagem para chaplin


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O pífano

Resultado de imagem para pifano

Pífano, pífaro e pife. Um instrumento de influência indígena feito de taboca (espécie de bambu) com sete orifícios, um para soprar e seis para dedilhar. Também confeccionados em canos de PVC ou de metal. É difícil acreditar como um instrumento tão simples é capaz de produzir uma música tão rica e bela, animar festas, procissões e ainda ser o sustento de muitos músicos no nordeste e em outras regiões como no Vale do Jequitinhonha – MG. Mas é no nordeste onde se concentra a maior tradição das bandas de pífano. 

São verdadeiros patrimônios imateriais da musicalidade brasileira. Conhecidas também como zabumba, cabaçal, esquenta muié, terno de pífanos, tem nas suas formações músicos intuitivos. Geralmente, os pifeiros fazem seus próprios instrumentos e os vendem. João do Pife da Banda Dois Irmãos afirma: “Eu faço pife, toco pife, vendo pife, como o dinheiro do pife e depois de velho fico pifado”. Disse o sanfoneiro Dominguinhos: “De tanto ver as bandinhas de pife, seu Luiz Gonzaga (O Rei do baião) se inspirou para criar essa formação do forró pé de serra, sanfona, zabumba e triangulo”. 

O som desses instrumentos também influenciou compositores e arranjadores brasileiros, como Quinteto Violado, Hermeto Pascoal, Xangai, Egberto Gismonti, Geraldo Azevedo, Naná Vasconcelos, Orquestra Armorial, Antúlio Madureira, Carlos Malta e Pife Muderno, entre outros. Mas foram as pesquisas tropicalistas do músico Gilberto Gil que deram visibilidade nacional as bandas de pífano em particular a Banda de Pífano de Caruaru. Pensando neste universo musical, o projeto Tocando Pífanos tem realizado encontros de bandas de pífanos de origens, musicalidades, performances e características diferentes, com acesso gratuito a população e outros representantes desta cultura tradicional. 

De acordo com estudiosos , há registro do pífano entre o povo hebreu da Planície do Sinai. , no período da narrativa do "Antigo Testamento bíblico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário