Resultado de imagem para george orwell jornalismo
Uma casa sem livros é como um corpo sem alma., Cícero

Resultado de imagem para jards macalé
Resultado de imagem para gif animated sports
Resultado de imagem para surrealismo vladimir kush SALVADOR DALI
Resultado de imagem para contracultura
Resultado de imagem para surrealismo salvador dali
Resultado de imagem para feliz ano velho livro
Resultado de imagem para THE END

Resultado de imagem para RATO GUITARRA

Resultado de imagem para gif animado livro aberto

Resultado de imagem para chaplinResultado de imagem para chaplin


sábado, 29 de abril de 2017

Surrealismo "fuga da razão"


Resultado de imagem para surrealismo foto grande
Sonhos, fantasias, devaneios, inconsciência, ausência de lógica, formaram as bases das criações do movimento surrealista. Fundado em Paris em 1924 o Surrealismo engrossou os movimentos de vanguardas do início do século XX. 


Resultado de imagem para surrealismo dali
André Breton foi seu principal porta-voz e lançou, naquele mesmo ano, o primeiro e principal manifesto - o Manifesto Surrealista. Entre seus mais marcantes expoentes nas Artes Plásticas estão: Salvador Dali (1904-1986), Max Ernst (1891-1976), René Magritte (1898-1967), André Masson (1896-1987), Joan Miró (1893-1983). Alguns críticos e autores da arte associam o nome de Frida Kahlo (1907-1954) ao movimento Surrealista, no entanto a própria artista não se considerava uma surrealista, pois estava interessada em retratar suas dores e tragédias pessoais. Os artistas ligados a esse movimento rejeitavam os valores e os padrões impostos pela sociedade burguesa, seguindo a exploração dadaísta de tudo o que fosse subversivo na arte. Fortemente influenciados pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, os surrealistas seguiram alguns métodos para impedir o controle do consciente na ação artística, desprendendo o inconsciente. 

 Como parte do seu processo artístico, os artistas desse movimento também exploravam o imaginário dos sonhos como um atributo inquietante e bizarro da vida diária, chegando pedir que pessoas comuns descrevessem suas experiências oníricas como uma forma de montarem arquivos para suas produções. Assim os surrealistas concebiam o inconsciente como um meio de imaginação, as formas e imagens não poderiam prover da razão, mas de impulsos e sentimentos irracionais e surreais. 
Resultado de imagem para surrealismo vladimir kush SALVADOR DALI
 Os artistas desse movimento se diferenciavam quanto ao estilo adotado. Enquanto as formas e linhas de Masson provinham de pincelados livres, Magrite e Dalí tinham imagens realistas criando cenas oníricas. A persistência da Memória (Salvador Dali - 1931) .


A persistência da Memória (Salvador Dali - 1931) A obra “A persistência da memória” de Salvador Dalí é uma das mais representativas desse movimento. Os três relógios derretidos juntamente a uma espécie de autorretrato do artista representam o Surrealismo de Dalí diante da irrelevância da passagem do tempo que dizia não perceber e que não tinha nenhum significado para ele. Uma curiosidade sobre esta obra conta que numa tarde quente em seu ateliê, Dalí teve um delírio ao ver um queijo derretendo em função do forte calor. Nascia aí à ideia para de pintar os relógios derretidos e associá-los a passagem do tempo. Não há uma data que determine o fim do Surrealismo, pois influencia até o presente, artistas de todo mundo. No Brasil é possível encontrar características do Surrealismo nas obras de Tarsila do Amaral e Ismael Nery. 
Resultado de imagem para surrealismo principais artistas
Resultado de imagem para surrealismo principais artistas

Referências: LITTLE, Stephen. ...ismos: para entender a arte. Brasil, Ed. Globo, 2011. Pinacoteca Caras. São Paulo: Editora Abril, 1998, nº 06.

Relendo "Guerra e Paz"

Resultado de imagem para Guerra e Paz livros

Estou relendo "Guerra e Paz" , mais de 3 mil páginas , numa edição dividida em seis livros -Guerra e Paz (em russo: Война и миръ) é um famoso romance escrito por Lev Nikolayevich Tolstoi (mais conhecido em português como Leon, Leão ou Liev Tolstoi) e publicado entre 1865 e 1869 no Russkii Vestnik, um periódico da época. É uma das obras mais volumosas da história da literatura universal. O livro narra a história da Rússia à época de Napoleão Bonaparte (notadamente as guerras napoleônicas na Rússia). 
Resultado de imagem para Guerra e Paz livros
A riqueza e realismo de seus detalhes assim como suas numerosas descrições psicológicas fazem com que seja considerado um dos maiores livros da História da Literatura. Tolstói desenvolve no livro uma teoria fatalista da História, onde o livre-arbítrio não teria mais que uma importância menor e onde todos os acontecimentos só obedeceriam a um determinismo histórico irrelutável. Guerra e Paz criou um novo gênero de ficção. 

Apesar de atualmente ser considerada um romance, esta obra quebrou tantos códigos dos romances da época que diversos críticos não a consideraram como tal. O próprio Tolstói considerava "Anna Karenina" (1878) como sua primeira tentativa de romance, no sentido aceito na Europa. Guerra e Paz fez um enorme sucesso à época de sua publicação, imprevisto até mesmo para o autor, Tolstói.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

O DRIBLE

VIDEO 1 -



O meu livro de cabeceira atualmente é "O DRIBLE" DE SÉRGIO RODRIGUES , esse é o segundo livro do autor que leio - Desenganado pelos médicos, um cronista esportivo de oitenta anos, testemunha dos anos dourados do futebol brasileiro, tenta se reaproximar do filho com quem brigou há um quarto de século. Toda semana, em pescarias dominicais, Murilo Filho preenche com saborosas histórias dos craques do passado o abismo que o separa de Neto. Revisor de livros de autoajuda, Neto leva uma vida medíocre colecionando quinquilharias dos anos 1970 e conquistando moças que trabalham no comércio perto de sua casa, no bairro carioca da Gávea. 

Desde os cinco anos, quando a mãe se suicidou, sente-se desprezado pelo pai famoso. Como nos romances anteriores de Sérgio Rodrigues, há um contraponto de vozes narrativas. 



Entremeado com o relato principal, transcorre o livro que Murilo escreve sobre um extraordinário jogador dos anos 1960 chamado Peralvo, dotado de poderes sobrenaturais e que teria sido “maior que Pelé” se não tivesse encontrado um fim trágico. 

VIDEO 2 - 



 A alternância entre o realismo da história de Neto, seco e desencantado, e o realismo mágico da história de Peralvo sinaliza a perícia de Sérgio Rodrigues, um dos narradores mais habilidosos de sua geração. O personagem do velho cronista é o veículo de uma celebração da história do futebol raras vezes empreendida pela literatura brasileira. Murilo Filho, porém, é mais do que isso. 


Com atraso, como se tomasse um drible, Neto entrevê nas frestas da narrativa do pai - e o leitor, um pouco antes dele - um sombrio segredo de família e um episódio tenebroso dos porões da ditadura militar.

Resultado de imagem para COMPANHIA DAS LETRAS

sábado, 1 de abril de 2017

POEMA - Alma de boneca (Lovely Rita)

VIDEO:



TENHO A ALMA DE BONECA E O CORAÇÃO DE UMA FERA, MISTURO MINHAS 
MANIAS COM AS MINHAS PAIXÕES E DO RESULTADO DESTA ESSÊNCIA 
EDIFICO UM MUNDO PARTICULAR;

ESSE É O MEU MUNDO DE MULHER;

UM MUNDO QUE EU MODIFICO NA MEDIDA DO IMPOSSÍVEL, O MEU ÚNICO LIMITE.

SOBREVIVÍ AOS BATALHÕES DOS LADRÕES QUE QUERIAM ROUBAR-ME OS SONHOS, 
DESARMEI MEU CORAÇÃO E DEIXEI-O DE LADO;
 TROQUEI SÍLABAS POR PEQUENAS PALAVRAS DISFARÇADAS DE POEMAS ... 

COMO UM ESPERANTO NA BOCA CALADA DE UM CONDENADO ...
AGORA PREFIRO AS FRASES LONGAS QUE DEIXAM MEUS OLHOS EM FORMA DE LÁGRIMAS PRA INUNDAR MEU TÊNUE CORAÇÃO APAGADO...

...AS FLORES FLORECEM ... MEUS OLHOS ESQUECEM ,  E NUMA MEDIDA QUE ADORMECEM , MEUS SONHOS AINDA  TE MERECEM...

GRITEI, CHOREI E CORRÍ ATÉ PERCEBER QUE NÃO ME OUVIAM, 

AÍ PERCEBÍ QUE VIVIA COM UM OUTRO CORAÇÃO;

MEU AMOR INADIVERTIDAMENTE DIVIDIA SEU CORAÇÃO COMIGO;

RESOLVÍ NÃO LAMENTAR OS DIAS QUE PASSEI NO DESERTO, MESMO 
SABENDO QUE AINDA PODERIA VOLTAR PRA LÁ;

AGORA POR TODO LUGAR QUE VOU, COMIGO CAMINHA A ESPERANÇA;

A ESPERANÇA DE TODOS AQUELES QUE ACREDITAM NUM OUTRO DIA;

A ESPERANÇA REFLETIDA NOS MEUS PRÓPRIOS OLHOS DE ALEGRIA.

SE UM DIA EU NÃO ME DESPEDIR É POR QUE ALGUMAS DAS MINHAS
 COISAS FICARAM PARA TRAS; ENTRE GRADES!

UMA LEMBRANÇA ESTAMPADA EM UMA CADEIRA VAZIA, TECLADOS DE UM 
COMPUTADOR ANSIOSOS PELAS MINHAS HESITANTES IMPRESSÕES DIGITAIS;

OU TALVEZ SIMPLESMENTE O MEU CORAÇÃO; AQUELE MESMO QUE UM DIA 
ESQUECÍ EM ALGUM CANTO DESTE MUNDO CHAMADO :
MAGNO MOREIRA
.